Azeitão um concelho por criar!

19
Set 08

Azeitão - Um conceito moderno e arejado de saúde
.

A Santa Casa da Misericórdia de Azeitão está a construir uma nova unidade hospitalar. Com um orçamento que rondará os quinze milhões de euros, a nova valência vai integrar cuidados continuados e paliativos, assim como residências assistidas.

A nova valência, que vai receber o nome de Hospital Nossa Senhora da Arrábida, deverá estar concluída dentro dois anos. Quanto à sua capacidade, deverá contar uma centena de camas destinadas à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, mas com capacidade para chegar às 140, explicou o provedor Jorge de Carvalho, em declarações ao VM.

Com mais de 30 mil metros quadrados de área, o terreno irá ainda acolher 94 suites em regime de residência assistida. Para Jorge de Carvalho, trata-se de criar condições para que pessoas com mais de 65 anos possam manter a sua autonomia e actividade, mas com a segurança e o conforto que uma residência daquele género pode proporcionar.

“As pessoas estão cada vez mais desejosas de se manterem socialmente activas. Querem manter a sua independência, mas com a segurança do apoio de saúde imediato”.

O projecto inclui ainda um conjunto de serviços destinados ao público em geral: consultas externas de várias especialidades, fisioterapia, serviços de enfermagem, assim como ginásio, sauna, banho turco e áreas comercias. “Enfim, um conceito moderno e arejado de saúde”, referiu o provedor.

A construção do novo hospital está sob a responsabilidade do Grupo Visabeira.


Cuidados paliativos

“São os mais excluídos da sociedade, têm doenças sem cura que a medicina não pode cuidar. Perderam a dignidade, mas alguém precisa cuidar deles”. Para o provedor da Misericórdia de Azeitão, é para essas pessoas que existe o serviço de apoio domiciliário em cuidados paliativos da instituição.

“Funcionamos 365 dias por anos, 24 horas dia”, afirmou Jorge de Carvalho, lembrando que a doentes terminais “não se pode dizer hoje é sábado e não se vai lá”.

A equipa do apoio domiciliário é composta por três médicos, quatro enfermeiros, um assistente social, um fisioterapeuta e um psicólogo, além dos serviços administrativos.

“A formação específica para esta área é dada pela própria Santa Casa”, concluiu.

A Misericórdia de Azeitão tem ainda um serviço de call center a funcionar. “A solidão é um problema e os utentes deste serviço podem contactar-nos a qualquer momento, sempre que precisam”.

“Aqueles que não têm posses não pagam nada, mas as pessoas com mais meios financeiros pagam um valor simbólico pelo serviço”, referiu o provedor.

A Santa Casa de Azeitão tem ainda apoio domiciliário integrado e centro de dia, além de consultas externas de diversas especialidades, como psicologia clínica, cirurgia geral, ginecologia, otorrinolaringologia, cardiologia, dermatologia, ortopedia, análises clínicas, enfermagem e electrocardiogramas.

Apoio a doentes terminais

A Santa Casa da Misericórdia de Azeitão tem sido galardoada pelo serviço prestado a doentes terminais. O mais recente foi entregue pelo Presidente da República, durante as comemorações do Dia de Portugal em Setúbal, em 2007.

“A Misericórdia de Azeitão foi galardoada, mas o mérito é de todas as Santas Casas que desenvolvem projectos em benefício da população portuguesa”, afirmou o provedor Jorge de Carvalho.

Além da homenagem prestada por Cavaco Silva, a Santa Casa de Azeitão já recebeu o Prémio Verdades Faria, da Misericórdia de Lisboa, e o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian.

fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/pub/19/noticia.asp?jornalid=19&noticiaid=60250

publicado por Wolf às 17:06

boa noite,gostaria de saber onde é feita as incricoes....
alguem que me de essa informacao
obrigado
vitor a 19 de Setembro de 2012 às 20:56

Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
2008

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO